quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

A Cézar o que é de Cézar

o

O texto de hoje vai em homenagem ao companheiro mexicano Cézar Zorro, da cidade de Toluca de Lerdo, capital do estado do México. E, escrever sobre o México e seu povo torna-se tarefa muito agradável, principalmente por serem os mexicanos pioneiros nas lutas contra a globalização neoliberal, que tantos males sociais tem provocado ao Brasil, à América Latina e ao Mundo.

Para justificar a afirmativa, cito como exemplo o levante indígena ocorrido em janeiro de 1994, em resistência à implantação do neoliberalismo no México, amparado pelo projeto “salinista”, não aceitando também as promessas enganosas que buscavam legitimar o ingresso do México, através do NAFTA (Área de Livre Comércio da América do Norte), no “primeiro mundo norte-americano”, além de revelar as desastrosas conseqüências sociais e o caráter imperialista embutidos nestes acordos. Enfim... São tantas as experiências mexicanas, mas estes fatos já servem para demonstrar a importância e influência do México para que as lutas de classes sejam mais amplas na América Latina.

Fica aqui meu agradecimento ao amigo, arquiteto Cézar Zorro, pelo prestígio, com a justa homenagem ao povo mexicano pela dignidade com que buscam suas conquistas sociais.

o


Nenhum comentário:

Postar um comentário