quarta-feira, 6 de maio de 2009

Vernissage

o
Nesta quarta-feira, às 19 horas, na Galeria LGC - Rua do Rosário, 38, no Centro do Rio - acontece o vernissage do fotógrafo Pedro Stephan. Na mostra, que estará aberta à visitação até 27 de junho, Stephan apresenta um ensaio composto por 140 imagens, captadas ao longo de 3 anos de trabalho na Lapa, bairro que no início do século passado abrigava os grandes cabarés da capital federal. A apresentação das imagens se dá através de slides, seguindo o conceito de “quase cinema” - de Hélio Oiticica - quando uma seqüência de fotos cria uma narrativa.
o
Pedro Stephan, além de fotógrafo, é jornalista conhecido por sua atuação intensa na imprensa especializada gay brasileira e mundial. Seus ensaios já foram publicados nas mais importantes revistas internacionais, como a francesa “Tetu Magazine”, editada pelo estilista Yves Saint Laurent; nas alemãs “AK Magazine”, “Siegessaeule” e “Du und Ich”; e nas norte-americanas “Circuit Noize” e “La Vida”, entre outras.
o
O artista, que tem contribuido para importantes trabalhos institucionais, como os cartazes da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo/2004 e a Campanha de Prevenção à AIDS organizada pelo Grupo Arco-Íris, patrocinada pelo Ministério da Saúde e Unesco, é mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e faz doutorado em Literatura Comparada Indústria Cultural e outras Artes na UFF. Atualmente está se dedicando a um trabalho artístico de documentarismo, fotografando os diversos aspectos da cultura homossexual brasileira, além do processo de emancipação homossexual, que talvez seja a grande conquista civil e democrática desta década.
o
A mostra estará aberta à visitação de terça a sexta, das 11 às 19 horas - sábado, das 12 às 17 horas, até o dia 27 de junho de 2009.
o

Nenhum comentário:

Postar um comentário