domingo, 24 de abril de 2011

Um terço dos governadores corre o risco de perder o mandato



Em apenas três meses completos de mandato, 11 dos 27 governadores correm o risco de perder o cargo. Eles são acusados de condutas criminosas como abuso de poder político e econômico, uso indevido de meios de comunicação e compra de votos. Caso a Justiça Eleitoral condene os acusados, os Estados comandandos por  eles terão novos mandatários ou terão que realizar novas eleições. Uma vez transitada em julgado as sentenças, os réus correm o risco de ficar inelegíveis, por causa da Lei da Ficha Limpa.

O levantamento foi realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e divulgadas neste domingo. Os governadores com mandato contestado são Antonio Anastasia (MG-PSDB), Tião Viana (AC-PT), Roseana Sarney (MA-PMDB), José de Anchieta Junior (RR-PSDB), Wilson Martins (PI-PSB), Siqueira Campos (TO-PSDB), Rosalba Ciarlini (RN-DEM), Omar Aziz (AM-PMN), Cid Gomes (CE-PSB), Teotônio Vilela (AL-PSDB), e Silval Barbosa (MG-PMDB).

Todos os 11 governadores, por meio de seus advogados, dizem nos processos que são inocentes, que não cometeram ilícitos eleitorais e que estão sendo perseguidos pelos adversários derrotados nas eleições.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário