sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ambev, a rainha da bandalha na Lapa

Por Rui Zilnet

Início de fim de semana, com uma bela tarde ensolarada e quente de sexta-feira, propício a uma esticada até o bairro da Lapa, no Centro do Rio de Janeiro, após a saída do trabalho ou da praia, para o tradicional encontro com os amigos. Na Lapa, o que não faltam são boas opções de lazer e entretenimento. Casas de ótima qualidade, com shows ao vivo, chopp e cervejas sempre na temperatura ideal, sem contar com a culinária que atende desde os mais simples paladares, até os gostos mais refinados.

Caminhões estacionados irregularmente em ambos os lados da rua
Se fossemos avaliar somente por este lado, seria uma maravilha. Porém, os bastidores do lazer de alguns, acaba por promover transtornos em ordem de grandeza incalculáveis a milhares de pessoas da Cidade do Rio de Janeiro. A Avenida Mem de Sá, a artéria principal do lazer, onde estão instaladas as principais casas, é uma das principais vias de ligação entre Zona Sul e Centro com a Zona Norte e Região Portuária.

Pedestres driblam obstáculos impostos pelas obras
Desde que o atual governo do Rio assumiu a Prefeitura, uma série de obras estão sendo implementadas na região, que por si só já causam grandes transtornos aos pedestres e ao trânsito de veículos. As obras são necessárias e que o bairro está ficando mais bonito, isto é inegável. Mas, os abusos cometidos pelas empresas entregadoras de bebidas são absurdos. A Ambev faz o que quer nas ruas do centro. E, pior, sempre sob a sombra da impunidade.

Estacionamento irregular promove engarrafamento no trânsito
Com o advento das obras de revitalização da Lapa, foi instalada uma unidade do “Choque de Ordem”, que, entre outras tarefas, deveria controlar a circulação de veículos e fiscalizar o estacionamento irregular nas vias públicas do entorno, principalmente na Avenida Mem de Sá e na Rua Riachuelo, dois importandes corredores de tráfego da Cidade. Contudo, a atuação do “Choque de Ordem” se restringe a reprimir ambulantes que lutam pela sobrevivência e aos motoristas de veículos particulares. Para a Ambev, o paraíso. Comportamento suspeito da instituição pública.

Estacionamento irregular: transtorno para veículos e pedestres
É absurdo o caos no trânsito do Centro do Rio de Janeiro, promovido diariamente pelo estacionamento irregular dos caminhões da Ambev, que permanecem durante longos períodos, para descarga das bebidas, livres da presença de qualquer agente fiscalizador. Telefonar aos órgãos responsáveis ou requisitar pessoalmente na unidade do “Choque de Ordem”, é perda de tempo, porque nada acontece. A impunidade parece ser institucionalizada.

Entendemos que a descarga das bebidas é necessária, sim. Mas precisa haver critérios para tanto. Que isto aconteça em horários apropriados, durante a madrugada, entre 4 e 6 horas da manhã. As autoridades constituídas precisam aparecer urgentemente, estabelecendo regras de horário e comportamento, que funcionem para que a atividade não interfira no bem estar do público que circula pelo local, principalmente motoristas e passageiros do transporte coletivo. Se bem que estas regras já devem constar nas Posturas Municipais

As fotos que ilustram este texto foram tomadas no início da tarde desta sexta-feira, por volta das 13h30, horário em que começa a se estabelecer o caos no trânsito do Centro do Rio. Além do flagrante desrespeito à legislação, os veículos da Ambev são emplacados em outro estado, configurando a não contribuição de impostos sobre o trânsito ao Estado do Rio de Janeiro (Ambos com placas de Feira de Santana – BA – JSU-9212 e NTV-8723).

Esperamos que alguma autoridade mostre seriedade e acabe com as bandalhas promovidas por empresas como Ambev e Coca-Cola.


Texto e fotos: Rui Zilnet

.

2 comentários:

  1. Nesta segunda-feira (31) recebi as seguintes manifestações da Ambev sobre a matéria em questão, através de dois twites que reproduzo abaixo:

    - @ambevbrasil Ambev Brasil @RuiZilnet Agradecemos pelo aviso. Recomendamos, nessas situações, o uso do canal 0800 725 0006 “Como Estou Dirigindo”.

    - @ambevbrasil Ambev Brasil @RuiZilnet O uso deste canal [0800 725 0006] permite que as reclamações sejam mais bem direcionadas para que adotemos as medidas cabíveis.

    .

    ResponderExcluir
  2. Para a Ambev, parece que a matéria publicada, com a comprovação da infração através dos detalhes fotográficos, além das justificativas contidas no texto, não é reclamação bem direcionada para que a empresa {Ambev} infratora tome providências.

    O que será que a Ambev entende por bom direcionamento?

    ResponderExcluir