quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PERNAS DE PAU, CANTOS MÁGICOS E ARTE PÚBLICA

A Grande Companhia Brasileira de Mystérios apresenta: Auto da Saúde, que conta a história do bairro, e estreia o novo espetáculo ‘Uirapuru’

Neste sábado, 13 de dezembro, às 17 horas, no Cais do Valongo, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades apresenta o 'Auto da Saúde', resultado das pesquisas sobre a história da Zona Portuária do Rio. O espetáculo conta com a participação dos alunos das oficinas ministradas pela Cia, dos agentes culturais locais e das comunidades da região. Todos participaram da criação do auto, que tem quatro paradas na caminhada que vai até a igreja da Nossa Senhora da Saúde.  

Prosseguindo, no domingo, dia 14, às 17 horas, o grupo estreia sua nova montagem, o 'Uirapuru', inspirado no poema sinfônico de Villa-Lobos e na opereta popular de D. Noêmia (compositora paraense). Ambas montagens têm como foco a arte pública, dança dramática nas alturas (pernas de pau) e música ao vivo e seus cantos mágicos. 

O Auto da Saúde é montado junto com cerca de 50 jovens e adultos que participam das oficinas ministradas pelos artistas e professores da Cia de Mystérios e Novidades dentro do programa “Gigantes Pela Própria Natureza”. A partir de pesquisa sobre as manifestações populares da região portuária moradores das comunidades locais foram convidados a participar das aulas, que enceram com um auto em homenagem a Nossa Senhora da Saúde, santa que abençoa o local onde a sede da companhia está. As oficinas são distribuídas em aulas de teatro de rua, dança nas alturas (perna de pau), educação do corpo, educação da voz, percepção musical, percussão, preparação do ator, entre outras. O espetáculo 'Auto da Saúde' é realizado de forma colaborativa entre os integrantes da companhia, a Orquestra Gigantes, e com a participação efetiva da comunidade.

O espetáculo Uirapuru segue fundamentado na pesquisa das músicas das tradições indígena, africana e europeias, com referência ao trabalho realizado por Mario de Andrade. O processo de montagem de Uirapuru é baseado na proposta de um espetáculo de rua inspirado nas operetas populares amazônicas sobre pássaros (e suas lendas encantadas) encenadas na época das festas juninas. “É uma tradição local do Pará. Os pássaros voam por lá desde o tempo da borracha, quando os serviçais viam as grandes montagens europeias nos teatros e decidiram fazer seu próprio teatro também. Nasceu a peça musicada, que representa o imaginário popular amazônico, explica Ligia Veiga, diretora artística da Cia., que foi até o Para fazer a pesquisa in loco.

SERVIÇO

Auto da Saúde

Duração: 70 minutos
Dia 13 de dezembro:  Saída às 17 horas, do Cais do Valongo, Rua Barão de Tefé, na Saúde, indo até a igreja de Nossa Senhora da Saúde.
Classificação: Livre
Grátis

Uirapuru

Duração: 60 minutos
Às 17h, na Praça da Harmonia - Saúde
Classificação: Livre
Grátis

Ficha Técnica de Auto da Saúde

Direção: Ligia Veiga
Assistente de Direção: Mafalda Pequenino
Preparação Corporal: Marilia Felippe
Preparação Vocal: Alba Lirio
Preparação Musical: Pedro Lima
Figurino: Caetana Dias
Assistente de figurino: Preta Marques
Gerente de Projeto: Marina França

Elenco:
Sara Hana
Mafalda Pequenino
Fabio Costta
Camilla Costa
Dicoklen Brito
Veronica Pereira
Alexandre Rosani
Marilia Felippe
Jorge Freire
Julia Sa
Rafael Rodrigues
Raquel Bento
Alana Barros
Carlos Magno
Dandara Ribeiro
Daniel Costa
Felipe Freire
Lino Azeredo
Nancy Faria
Tales de Paula
Caetana Dias

Participação: Grupo Tá na Rua e Cia dos Prazeres

Ficha técnica de Uirapuru

Direção: Ligia Veiga
Assistente de Direção: Mafalda Pequenino
Preparação Corporal: Marilia Felippe
Preparação Vocal: Alba Lirio
Preparação Musical: Pedro Lima
Figurino: Caetana Dias
Assistente de figurino: Preta Marques
Gerente de Projeto: Marina França

Elenco
Sara Hana
Mafalda Pequenino
Fabio Costta
Camilla Costa
Dicoklen Brito
Veronica Pereira
Alexandre Rosani
Marilia Felippe
Jorge Freire

Musicos 
Joana Araujo 
Renata Neves
Pedro Lima 
Thiago Queiroz
Joana Queiroz  


Nenhum comentário:

Postar um comentário