sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Cidade Maravilhosa

o

"Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil,
Cidade maravilhosa
, coração do meu Brasil"


O Rio de Janeiro, berço inspirador de tão lindas canções e que outrora foi tão cantado como a “Cidade Maravilhosa”, atualmente, apesar de todos os atrativos naturais exuberantes, já não merece que se cante o verso da canção de Gilberto Gil, “Aquele Abraço”, onde diz que “o Rio de Janeiro continua lindo...”, tamanho o descaso do poder público constituído, em todas as esferas, na promoção do bem estar social como um todo.

A exclusão social nunca foi tão visível. É assustador o número de pessoas que vivem perambulando pelas ruas, alguns dependendo de esmolas para o sustento, outros catando latinhas, papelão, enfim..., mas todos sem a mínima oportunidade de sobrevivência digna, sem um lugar para morar. O entardecer ou o amanhecer nas principais ruas e avenidas do Rio de Janeiro, seja em bairros da zona sul, ou no centro da cidade, nos mostra um espetáculo entristecedor, desumano.

Nesta consideração, que vale para outras grandes cidades brasileiras, onde a situação não é diferente, é de se destacar que a população de rua não consta da contagem no censo oficial do IBGE.

E para quem não lembra da canção, ou não a conhece, aqui vai a letra:

AQUELE ABRAÇO

Gilberto Gil – 1969

"O Rio de Janeiro continua lindo
O Rio de Janeiro continua sendo
O Rio de Janeiro, fevereiro e março
Alô, alô, Realengo - aquele abraço!
Alô, torcida do Flamengo - aquele abraço!
Chacrinha continua balançando a pança
E buzinando a moça e comandando a massa
E continua dando as ordens no terreiro
Alô, alô, seu Chacrinha - velho guerreiro
Alô, alô, Terezinha, Rio de Janeiro
Alô, alô, seu Chacrinha - velho palhaço
Alô, alô, Terezinha - aquele abraço!
Alô, moça da favela - aquele abraço!
Todo mundo da Portela - aquele abraço!
Todo mês de fevereiro - aquele passo!
Alô, Banda de Ipanema - aquele abraço!
Meu caminho pelo mundo eu mesmo traço
A Bahia já me deu régua e compasso
Quem sabe de mim sou eu - aquele abraço!
Pra você que meu esqueceu - aquele abraço!
Alô, Rio de Janeiro - aquele abraço!
Todo o povo brasileiro - aquele abraço!"

o

Nenhum comentário:

Postar um comentário