sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Cultura ou Educação... educação ou cultura ...

o

Assunto complexo...

Mas, vamos lá, começando pelos conceitos:

Na percepção individual ou coletiva da identidade, a Cultura exerce um papel principal para delimitar as diversas personalidades, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano.” (*)

Educação engloba ensinar e aprender. É um fenômeno visto em qualquer sociedade, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da passagem, às gerações que se seguem, dos meios culturais necessários à convivência de um membro na sua sociedade.” (*)

De acordo com alguns pensadores, como Milton Almeida dos Santos (1926-2001 – SP), especialista no assunto, “o conhecimento e o saber se renovam do choque de culturas”. Com a globalização, que passou a ser verificada em fins do século XX, a tendência seria a uniformização dos grupos culturais, refletindo, logicamente, na perda da identidade coletiva e individual.

E é justamente aqui, o que o bicho pega...

Se é questão de cultura ou educação, de educação ou cultura, não importa... a verdade é que, com a globalização consolidada, a sociedade perdeu a identidade. Ricos ou pobres... Não faz diferença... O estado de deseducação, de desrespeito, é tamanho, que fica difícil até comentar...

Com a perda da identidade, perde-se o respeito, uma das principais, se não a principal qualidade de relacionamento com outras pessoas. E, pelo conceito, o respeito é o direito de livre expressão, sem que haja repressão, castigo ou punição. É não fazer a outrem aquilo que não gostaríamos que nos fosse feito.

(*) - Wikipédia

o

Nenhum comentário:

Postar um comentário