domingo, 22 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático começa dia 24 em Porto Alegre

O FST 2012 se insere no processo do Fórum Social Mundial, iniciado em Porto Alegre em 2001, e quer ser novamente um espaço de convergência do pensamento ltermundista. Neste início da segunda década do século XXI, duas questões dominam os debates: a crise do mundo capitalista, no momento evidenciado no continente europeu e na recessão norte-americana; e as luta dos movimentos e organizações sociais por um desenvolvimento sustentável que preserve o meio ambiente e respeite os direitos dos diferentes grupos sociais, principalmente os mais vulneráveis do mundo.

Como em junho próximo, acontece no Rio de Janeiro a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que marca duas décadas da Eco92, o FST2012 também se insere como momento preparatório para a Rio+20 dos Povos que será um evento paralelo à conferência oficial e que reunirá lideranças e movimentos dos cinco continentes para pressionar por avanços na defesa dos direitos sociais e ambientais de todos os povos. Passados 20 anos, está claro que nenhuma das promessas feitas pelos governos foi cumprida. É preciso que movimentos e ativistas sociais estejam presentes para marcar nossas posições de desagrado com o modelo de desenvolvimento das economias capitalistas, que gera devastação ao planeta e sofrimento aos povos. Parte desta mobilização e a discussão e elaboração de propostas alternativas estarão sendo articuladas em dezenas de Grupos Temáticos e de Atividades Autogestionárias no Fórum Social Temático Porto Alegre. Nestes cinco dias haverá mais de 900 atividades, entre oficinas, palestras, seminários, conferências e atividades culturais.

O caderno com a programação do FST 2012 já se encontra disponível no site do evento. As tabelas elaboradas para o FST 2012 indicam dia, horário e local de cada atividade, mas não as salas específicas onde serão realizadas, que serão postadas em www.fstemático2012.org.br até o início do Fórum., Haverá também orientadores em cada local com a indicação das salas de cada atividade.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário