segunda-feira, 26 de março de 2012

Campo de Santana, o paraíso dos ladrões

.
Rui Zilnet

O Campo de Santana, nome pelo qual é conhecida a Praça da República, localizado na região central do Rio de Janeiro, próximo à Estação Central do Brasil, pode ser considerado o “Paraíso dos Ladrões”.

Nos destaques, ladrões à espera de suas vítimas e suas comparsas mulheres,
que são usadas como isca para os assaltos aos desavisados que buscam uma
companhia.


Um dos lugares mais aprazíveis do centro do Rio de Janeiro, ideal para passeios, descanso e contemplação, proporcionados pela abundante beleza de sua flora, fauna e obras de arte. Os pavões, com suas plumagens exuberantes, os patos e as cotias, além do lago, são seus maiores atrativos.

Também é o lugar preferido das prostitutas que ali ganham a vida, dos desocupados para passarem o dia; dos ladrões, para saquear bolsas, dinheiro, celulares, câmeras fotográficas, relógios, cordões de ouro e outros objetos de valor daqueles que chegam desavisados ao local onde funciona também a sede da Fundação Parques e Jardins (FPJ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Apesar da presença de agentes da Guarda Municipal, fiscais da FPJ e guarnições da Polícia Militar que circulam freqüentemente pelo local, os ladrões agem livremente, principalmente no lado da saída para o Corpo de Bombeiros, onde os portões permanecem fechados e a fiscalização praticamente inexiste. Ali já flagrei indivíduos praticando diversos tipos de crimes, tais como, furto de patos (que normalmente são vendidos a restaurantes do centro do Rio) e assaltos a mão armada para tomar câmeras e outros objetos dos visitantes.

Fica aqui o questionamento:
- Será que é tão difícil para o poder público tomar uma atitude eficiente para resolver um problema tão conhecido de todos, principalmente de quem trabalha e vive na região central do Rio de Janeiro? Porque somente nós, cidadãos comuns, conseguimos enxergar o que os agentes responsáveis pela “(in)Segurança” não conseguem?


Texto e foto: Rui Zilnet 
.

Um comentário: