domingo, 6 de novembro de 2016

Visão sobre a atual crise institucional brasileira

Por Rui Zilnet


Como um humilde espectador, sem querer desculpabilizar a direita, vejo esta crise institucional em que estamos vivendo no Brasil como um jogo pesado da economia, onde investidores poderosos tiveram grandes prejuízos, e agonizantes formaram um poderoso cartel na tentativa de recuperação das suas perdas. Neste jogo, com cartas muito bem marcadas, aproveitam-se criminosamente da fragilidade política dos partidos de esquerda e de direita, jogando seus seguidores uns contra os outros, gerando um clima de ódio entre as classes sociais nunca antes visto no país.

Desde o processo de impeachment da presidenta Dilma não se constatam ataques a princípios ideológicos da esquerda. Escutam-se vagas alusões ao comunismo, como simples forma de criminalização dos movimentos sociais, mas não há argumentos em discussão. Os ataques de ordem moral sem limites a líderes e militantes de esquerda, com base em fatos meramente materiais, com destaque a prejuízos econômicos e financeiros são em demasia, com a clara intenção de desviar o foco dos graves problemas de condução política no país.

Atualmente, além de não haver discussão de ordem político-ideológica, quem detém o poder de mando no país está desconstruindo acintosamente a Constituição Cidadã de 1988, acabando de vez com todas as conquistas sociais do povo mais pobre, principalmente no que diz respeito ao acesso a moradia, educação e saúde, e que acabará refletindo rapidamente sobre a grande parcela da classe média que ainda ajuda na continuidade do processo que vivemos.

Portanto, se os setores progressistas do país não descerem do salto alto e calçarem as sandálias da humildade, apresentando um programa construído com o povo, estreitando laços com os movimentos sociais, perderemos espaços políticos e teremos um retrocesso de mais de 50 anos.

.

Um comentário:

  1. Aconselho assistir o filme 13 minutos, baseado em fatos reais, sobre o homem que tentou matar o Fuher antes de deflagrada a 2ª Guerra.

    Com as devidas proporções e contextos bem distintos, no Brasil e no mundo somam-se vários aspectos e evidências que a história se repete mais uma vez.

    ResponderExcluir