segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Suvaco do Cristo embala foliões no Jardim Botânico

Rui Zilnet

O bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, amanheceu festivo. Logo nas primeiras horas do dia os foliões já disputavam espaço na concentração do bloco carnavalesco Suvaco do Cristo, nas proximidades da Rua Faro. O desfile, que começou por volta das 10 horas, trouxe à frente da bateria o casal de porta-bandeira e mestre-sala formada pela apresentadora Cynthia Howlett e pelo mestre de capoeira Davi Mico Preto, que contagiaram os foliões com muita simpatia e competência.


Cynthia Howlett, grávida pela segunda vez do casamento com o ator Du Moscovis, mesmo com o barrigão de sete meses, desfilou com muita disposição dando um show na passarela da Rua Jardim Botânico.

A bateria do Suvaco do Cristo, que mistura integrantes do Santa Marta com moradores da Zona Sul, levou o samba com muita firmeza, proporcionado pela experiência e profissionalismo dos seus integrantes, até a Praça Santos Dumont. A ala das baianas também apresentou um grande espetáculo, com a graça e beleza de quem sabe o que faz.

História
O Suvaco do Cristo nasceu em novembro de 1985, no posto nove, em Ipanema, idealizado por um grupo de pessoas, moradoras em um condomínio do Jardim Botânico, que não tinha muita ligação com o carnaval. Eram roqueiros.

Segundo seus historiadores, o nome inicial gerou muita discussão. Poderia ter sido algo como “tamanduá”, “olha o tamanho do A”, entre outros. Entretanto, o crédito do nome definitivo se deve ao maestro Tom Jobim, que morava na Rua Lopes Quintas, embaixo do braço direito do Cristo Redentor, e reclamava muito do mofo em sua casa, dizendo que ali era o suvaco do Cristo, o que deu origem ao nome do bloco carnavalesco. Confira a história completa no site do Suvaco do Cristo (www.suvacodocristo.com.br).


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário