sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sobrevivente incólume

Por Rui Zilnet


Eis aqui um exemplo de como a especulação imobiliária e os grandes empreendimentos prevalecem sobre a qualidade de vida da população.


Flamboyant vermelho, na Rua Marcondes Salgado, em Bauru/SP. (Foto: Rui Zilnet)

Na Rua Marcondes Salgado, próximo à esquina da Avenida Nações Unidas, na cidade de Bauru (SP), em frente recém inaugurado Shopping Nações, encontramos uma frondosa árvore da família das 'Fabaceae' - conhecida popularmente por Flamboyant, Acácia rubra, Flor do paraíso, Pau rosa, entre outros nomes - sobrevivente incólume à devastação promovida em função da duplicação da via.

Como mostra a imagem obtida no Google Maps (abaixo), recentemente haviam algumas espécies de árvores frondosas no local, que proporcionavam sombra a quem circulava por ali. Observe a quantidade de veículos protegidos sob as copas daquelas árvores.

Rua Marcondes Salgado, em Bauru, antes da duplicação da via, no segundo semestre de 2012

Não é possível entender o porque da supressão de árvores como estas. Como os responsáveis pela preservação do meio ambiente permitem a consumação de tal ação, que só trás benefícios aos especuladores e grandes empreendedores? Onde está a preocupação dos agentes públicos com a qualidade de vida da população?

Clique sobre as imagens para melhor visualizá-las.


Observação: A imagem superior foi registrada hoje (25 de janeiro). A imagem do Google Maps é do último trimestre de 2012.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário