quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Encontros

o
No feriadão do último fim de semana, em viagem à terra natal, tive a felicidade de conviver algumas horas maravilhosas em ambiente famliar de rara existência. Ao visitar uma tia muito querida, irmã do meu falecido pai, presenciei uma reunião expontânea de várias gerações no entorno do tronco da família.

Na chegada à casa dos tios, estavam somente eles, uma filha e uma neta. Alguns minutos depois foi chegando muita gente. Os outros filhos, netos, bisnetos, enfim... Não lembro quantos. Mas eram muitos. E nenhuma dessas pessoas chegava ali para satisfazer a curiosidade pela presença do parente que mora longe. Minha visita foi de surpreza. Isso faz parte da rotina diária deles. É a reunião permanente da família. E família bem estruturada está sempre aglutinada.

O objetivo deste texto não é teorizar, tampouco deixar passar em branco um assunto tão importante, que é sobre a estrutura da família no processo de construção da paz.

A oportunidade de passar algumas poucas horas ao lado dos tios e primos, que não via há muito tempo, me proporcionou serenidade para o exercício de uma grande reflexão sobre a importância da estrutura familiar na construção de uma sociedade digna, justa e sem violência.

No que parecia ser uma simples visita de cortesia, encontrei a paz que buscava para continuar minha caminhada, pois, ainda acredito que só através da família bem alicerçada alcançaremos a paz.


o

Nenhum comentário:

Postar um comentário