terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Festa na capital e catástrofe em Angra

o
Nas últimas horas do último dia do ano, a chuva afastou-se do Rio de Janeiro e o carioca pôde comemorar a entrada de 2010 com uma noite maravilhosa. Só em Copacabana, dois milhões de pessoas participaram do reveillon na areia. No palco principal, sob o comando de Serginho Groisman apresentaram-se Paralamas do Sucesso, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Beth Carvalho, Fundo de Quintal e Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.

Enquanto isso, em Angra dos Reis, na região da Costa Verde, a população começava a chorar a perda de pessoas queridas, vitimadas pelos desmoronamentos que assolaram o município na virada do ano. Até agora já foram encontrados 50 corpos de mortos na catástrofe. O prefeito de Angra anuncia a proibição de construções nas encostas do município e que cerca de 500 casas poderão ser demolidas. Cerca de 120 famílias, desabrigadas pelas chuvas do primeiro dia do ano, estão alojadas em uma escola pública no Centro da cidade.

Angra dos Reis está localizada em área da Mata Atlântica, numa das regiões mais bonitas do país, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. O terreno é frágil, o índice de precipitação pluviométrica é conhecidamente alto e os desmoronamentos freqüentes. Mesmo assim, as autoridades parece que fecham os olhos para os desmatamentos das encostas e o crescente número das construções irregulares nesses locais.

Agora, com a tragédia consumada, o prefeito diz que vai proibir. Mas até quando?
o

Nenhum comentário:

Postar um comentário