quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

São Sebastião do Rio de Janeiro

o
Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, é a data que os cariocas festejam o seu santo padroeiro: São Sebastião. Mas, para a imprensa do Rio de Janeiro, o que interessa mesmo é vender a imagem da desgraça. Neste dia festivo, nos principais jornais da cidade, noticias de crimes, atentados, enfim..., a desgraça humana. Como se não houvesse espaço para o acontecimento de coisas boas num lugar de pessoas tão alegres. E é essa a imagem que os veículos da mídia passa para o mundo inteiro e o mundo compra.

Só quem viaja, vai para outras cidades, outros estados ou países, sabe o quanto o “Rio de Janeiro é violento”. As pessoas acreditam no que está escrito nos jornais. Pior é que a maioria dos jornalistas que trabalham nas redações dos jornais do Rio são cariocas. Porque será que menosprezam tanto a cidade em que nasceram? Porque não mostram, também, o lado bom da cidade e do seu povo honesto e trabalhador e alegre?

Pois é, mas hoje é dia de São Sebastião, deste Rio de Janeiro maravilhoso, que tem tantas coisas maravilhosas para mostrar. Esta cidade me acolheu ainda no início da minha adolescência, há cerca de 50 anos, e só me proporcionou coisas boas. Venha para o Rio. Venha conferir. Aqui existe, sim, a violência que existe em qualquer lugar onde há desigualdade social.

o

Nenhum comentário:

Postar um comentário