sábado, 16 de julho de 2011

Instalado Fórum de Acompanhamento Social da UHE Belo Monte


Foi instalado na última quinta-feira (14), no Centro Social Norte Energia, em Altamira, no Pará, o Fórum de Acompanhamento Social da Região da Área de Influência da Usina Hidrelétrica Belo Monte, coordenado pela Norte Energia S.A. A realização deste Fórum é uma das condicionantes do licenciamento previsto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e no Plano Básico Ambiental (PBA).

O Fórum funcionará como um colegiado composto por representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e de instituições de ensino e pesquisa e prefeituras locais. Esse colegiado terá uma secretaria-executiva que ficará responsável pela organização e distribuição das informações, elaboração de pautas, planejamento de reuniões e sistematização de documentos. 

Além de informar a comunidade sobre a Usina Hidrelétrica Belo Monte e seus impactos, o Fórum funcionará como um disseminador de informação da atuação dos empreendedores, com reuniões trimestrais regulares, podendo se reunir fora desse calendário sempre que algum de seus membros o solicitar. O Fórum permitirá maior interatividade da comunidade com o projeto Belo Monte.

Na reunião de instação foram definidos os objetivos, a origem e a proposta para constituição do Fórum de Acompanhamento Social. Também foram apresentados detalhes técnicos da UHE Belo Monte e dos programas ambientais envolvidos na obra. Entre esses programas, foi detalhado o projeto de construção da Base de Resgate da Fauna e Flora da região, rica em animais como onças, macacos e peixes ornamentais e espécies raras de plantas.

A solenidade contou com a presença do diretor Socioambiental da Norte Energia, Antonio Coimbra, e dos prefeitos de Altamira, Odileida Maria de Sousa Sampaio, e de Anapu, Francisco de Assis dos Santos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário