sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mais um líder assassinado no Pará

Desta vez quem tombou foi o agricultor Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como Piauí, certamente mais uma vítima da ganância de fazendeiros que destroem a Amazônia. O crime aconteceu por volta das 10 horas desta quinta-feira (25), no bairro de São Félix, em Marabá. Este é o sexto assassinato de trabalhador rural ocorrido desde maio deste ano na região.

Piauí era casado e sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), durante alguns anos ele coordenou um grupo de famílias que ocupava a Fazenda Estrela da Manhã, no município de Marabá. Como o imóvel não foi desapropriado para reforma agrária, ele voltou para a cidade, ajudando a organizar uma ocupação no bairro Nova Marabá, local onde estava residindo.

No fim do ano passado, um grupo de famílias coordenadas por Piauí foi despejado da Fazenda Califórnia, localizada no município de Jacundá, mas o líder comunitário ameaçava voltar a ocupar o imóvel.

A Fazenda Califórnia explora pecuária e carvoaria. Segundo a CPT, pistoleiros teriam sido contratados pelo fazendeiro para impedir uma nova ocupação da área. O assassinato de Piauí pode estar ligado à tentativa de reocupação da fazenda.

A polícia ainda não forneceu informações sobre a autoria do crime. Dos seis assassinatos ocorridos na região de maio até agora, ninguém foi preso. “O comportamento da polícia civil do Pará tem sido de investigar as vítimas e não os responsáveis pelas mortes, quando se trata de crimes no campo”, denuncia a CPT.

.

Um comentário:

  1. Por que os mesmos "ambientalistas" que espalhafatosamente combatem Belo Monte não se engajam na luta contra os fazendeiros, madeireiros e carvoeiros que matam esses agricultores?

    Não seria porque esses agricultores não têm como financiar seus projetos de "salvação" da Amazônia?

    É muito triste ver oportunistas, travestidos de ambientalistas, aproveitando-se da ingenuidade de índios, nativos e populaçãio brasileira desinformada, utilizando-os como massa de manobra para alcançarem objetivos que só quem é muito ingênuo, alienado ou burro não consegue enxergar. Enquanto isso, aqueles que realmente estão lutando pela preservação do que é nosso estão morrendo assassinados e ninguém faz nada para conter os criminosos.

    Até quando esses crimes continuarão ocorrendo sob o manto da impunidade?

    ResponderExcluir