domingo, 12 de fevereiro de 2012

O vergonhoso salário de um Policial Militar no Rio de Janeiro


Rui Zilnet

Dia desses em debate com um grupo de amigos de uma rede social, questionei o "como uma polícia que recebe os salários indicados na tabela abaixo pode sobreviver com dignidade, tratar a população com dignidade ou não viver promiscuamente com o ilegal e criminoso?". Porém, como sempre, quando se trata do assunto salário de "Polícia Militar, Bombeiros" e Professores, a posição é sempre extremamente reacionária. "São funcionários públicos que exercem funções excenciais e não podem fazer greve." As justificativas são sempre as mesmas: "se não estiverem satisfeitos, que procurem outro emprego, que vão trabalhar de gari". Lamentavelmente, sempre as justificativas de quem não tem o que justificar.


Um policial militar, um bombeiro ou um professor, além de fazerem parte do esteio da sociedade, são trabalhadores que produzem e merecem viver com dignidade humana para que possam tratar a populaçao com dignidade. Os salários que recebem estes profissionais são desumanos, escravagistas.

Com a tabela reproduzida acima, de quanto ganha um Policial Militar ou um Bombeiro Militar no Rio de Janeiro, tire as suas conclusões se há possibilidade de sobreviver com dignidade e/ou promover dignamente a segurança da população com um ganho desses?

É o Estado institucionalizando a escravidão e a criminalidade.


.

6 comentários:

  1. Caro Rui, não me passa pela cabeça ir contra seus argumentos,mas vamos ver o que eu acho da situação, essa história é muito complicada,porisso lhe digo, Meu marido é policial militar da reserva aqui em São Paulo, trabalhou 30 anos e nunca fez uma greve. agora gostaria que vc me dissesse o que vc acha da situação.Quando o governo dá um aumento, ele tem que ser para todos, inclusive os da reserva, hoje em dia, pessoas se casam com mais jovens, portanto, uma viuva jovem fica com o salário do policial por muitos anos, eles se aposentam com no máximo 53 anos, imagina-se que vivam mais 30 anos, como pagar esse povo todo com os aumentos solicitados pelos policiais, eu sei que eles não têm culpa e que merecem salário melhor, mas como fica a situação do Estado com todos esse honorários, por isso acho que deviam mudar as leis, pra melhor é claro, meu marido nunca teve fundo de garantia, por isso hoje ele recebe o salário integral, quando alguem recebe fundo de garantia , ela tem condições de comprar uma casa, quanto aos policiais não têm, eles só podem usufruir um pouco do dinheiro quando se aposentam, de que vale?? ter que colocar água no leite das crianças e viver de aluguel a vida inteira por não ter dinheiro pra comprar uma, espero que vc me entenda e vejamos algo de melhor para o futuro desses policiais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anônima, o Estado jamais quebrará por promover condições dignas a quem nos presta serviços essenciais. O que quebra o Estado é a má gestão pública e as benesses oferecidas a quem participa do cabide político, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

      Excluir
  2. Informação desatualizada.

    O salário inicial de um Soldado da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro quem comece a trabalhar em 2013 (edital sai em janeiro/2013) está em cerca de R$ 2,300 + 500 reais de ficar em UPP ou 350 para patrulha.

    ResponderExcluir
  3. Caro Victor Gott, agradeço sua contribuição e fico feliz pela conquista dos militares. Contudo, à época desta publicação, a realidade dos salários dos militares no Rio de Janeiro era a que se apresentava, conforme tabela indicativa acima. Portanto, meu post não está desatualizado. Sua informação é que é nova e valerá um novo post após a publicação do Edital, que enquanto não sair, não passará de promessa política. Torçamos para que isso realmente ocorra.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Rui fiquei indgnado com vi essa sua tabela, pois estou aguardando ser chamado para PMERJ, vou te falar uma verdade vendo isso eu até desanimei de ser um policial, isso e uma vergonha para o nosso pais, tanta gente que nao faz nem a metade que um policial faz, ganha seu salario digno, e o policial que arrisca sua própia vida em nome de sua farda ganha uma merreca dessa, lamentavel isso.
    É bom saber que tem pessoas como vc do lado de quem realmente precisa desde ja Obrigado.
    att Bruno Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruno, infelizmente esta é a realidade.
      Agradeço seu comentário

      Excluir