terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fotografia: Água-Conservação e Cultura

.
A água é alma de toda e qualquer paisagem. É o espelho da humanidade. Ela viu a Terra antes da terra. Viu o engatinhar das civilizações. É a mesma desde que o mundo é mundo, renovando-se no ciclo intenso e natural de fazer-se vapor, nuvem, chuva, rio, para depois e sem cessar começar tudo de novo.

A água conhece a história do planeta. E parte da imensidão da história da água está esmiuçada no livro Água-Conservação e Cultura, do fotógrafo Adriano Gambarini e da jornalista Laís Duarte, que será lançado pela Editora Cultura Sub, na próxima quinta-feira (17), das 17 às 20 horas, na Livraria Travessa, Rua 7 de Setembro 54, Centro, Rio de Janeiro. Em duas centenas de páginas tem-se um oceano de informações.

Fotógrafo Adriano Gambarini 
"O convite veio num encontro informal, regado a um pequeno copo de água com gás e uma xícara contendo um líquido escuro, onde uma água cuidadosamente quente acentuava o paladar do café. Meu atraso ao encontro se deu por conta de uma chuva torrencial que complicou o trânsito paulistano. Gotas despretensiosas escorriam pela janela do vidro enquanto o assunto era aprofundado em ideias, imagens e conceitos.

 'Água' era o tema, em toda sua magnitude e subjetividade. Enquanto conversávamos sobre como apresentar informações e imagens de algo tão imaterial e ao mesmo tão essencial para qualquer existência vivente na Terra, milhares de fotografias corriam na minha memória. Ao mesmo tempo em que me perdia na ansiedade de selecionar na lembrança as melhores fotos, num arquivo de mais de 100 mil que acumulei desde 1992, percebia que quase a totalidade deste arquivo tinha alguma relação direta com a água.

Foi então que uma deliciosa percepção me envolveu: ao produzir um livro sobre Água, estaria não apenas sendo cúmplice de gelo, chuva, rios e corredeiras. Estaria produzindo um livro sobre a vida! 

Afinal, o que é a vida sem a água, o que é a água sem sua misteriosa capacidade de se transmutar em diversas formas, e se tornar novamente vida? Não são, nem podem, ser dissociadas. Assim, me sinto honrado em ser parte deste livro, e nada mais nobre do que compartilhar imagens sobre este bem maior, sobre a vida em sua forma mais fluida..." (Adriano Gambarini)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário