domingo, 22 de maio de 2011

Desabafo da professora Amanda Gurgel, as duas faces da moeda

 Por Rui Zilnet

O vídeo da professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, em um desabafo sobre a real situação dos professores em seu estado e no Brasil, postado no Youtube, que deixou deputados sem resposta, já supera longe a marca de 1 milhão de visualizações em apenas uma semana. Com isso, na tarde deste domingo, o programa do Faustão tirou proveito da situação, trazendo Amanda ao seu palco.

A exposição de Amanda no programa do Faustão mostra um lado positivo e outro negativo. O positivo, é que fez o Brasil inteiro acordar para um fato, que apesar de não trazer novidade alguma, quando é abordado pela imprensa tradicional, é sempre com muita subjetividade. Por outro lado, a classe conservadora, a maioria dos telespectadores - que são politicamente alienados -, e os mais jovens, acabam creditando essas deficiências ao governo Lula e ao atual governo da presidenta Dilma. Como se isto fosse um problema recente ou atual. Este o lado negativo.

Os problemas com educação, saúde pública e transporte de massa no Brasil, são seculares. Não há nada de novo nesta história. A área da Educação vem mergulhada em um processo contínuo de degradação que remonta de muito tempo. Nos oito anos do governo que antecedeu o presidente Lula, a Educação foi relegada ao descaso total. Quem está com 18 anos hoje, não tem a mínima noção do que acontecia há 10 ou 20 anos. Para estes, a digestão da informação, partindo do que se alimentam diariamente, através dos programas televisivos e manchetes sensacionalistas de jornais impressos pendurados nas bancas, segue caminhos temerários.

Um fato importante, que não foi falado no programa, ou no discurso da professora, em seu vídeo, é que as verbas federais são repassadas regularmente aos estados e municípios. Estes, por uma longa tradição e com a conivência dos tribunais de contas, desviam estas verbas para eventos que sejam politicamente mais visíveis do que investimentos em melhorias para o bem comum dos brasileiros.

.

3 comentários:

  1. Rui,

    Parabéns pelo seu texto, concordo com você. Vejo como maior dificuldade para acabar esse "paradaxo educacional" justamente a alienação citada por você.

    Att. Prof. Fábio

    ResponderExcluir
  2. rui quais os pontos positivos e negativos abordados no video?

    ResponderExcluir
  3. A resposta à sua pergunta está no texto do artigo. Com muita clareza.

    ResponderExcluir