quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Canteiros de obras de Belo Monte já tem licença do Ibama


No último dia 26 de janeiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu licença de instalação  que permite a construção dos canteiros pioneiros e acampamentos dos sítios Belo Monte e Pimental da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Segundo nota divulgada pelo Ibama, a licença autoriza também a empresa Norte Energia (NESA) a realizar outras atividades como implantar e melhorar as estradas de acesso e áreas para estoque de solo e madeira e realizar terraplenagem. Estas atividades visam preparar a infraestrutura necessária às obras principais.

A licença concedida pelo Ibama permite ainda a supressão de vegetação de 238 hectares para a implantação do canteiro e acampamento do sítio Belo Monte. A hidrelétrica já contava com licença prévia, emitida em fevereiro de 2010, atestando a viabilidade ambiental do empreendimento. Após sete meses, a NESA apresentou ao Ibama o pedido de licença ambiental para as instalações iniciais e encaminhou os projetos básicos ambientais.

Belo Monte será instalada no rio Xingu a cerca de 40 quilômetros de distância de Altamira (PA). O empreendimento terá capacidade instalada de 11,2 mil megawatts e a primeira unidade geradora deverá entrar em operação comercial em fevereiro de 2015. Os investimentos previstos são de R$ 19 bilhões. A usina terá dois reservatórios de água com 516 quilômetros quadrados de tamanho total.


Fonte: Ministério de Minas e Energia


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário