sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Senado institui comissão para reforma política

Por Rui Zilnet

Nesta última quinta-feira, o Senado Federal instituiu uma comissão que vai elaborar um anteprojeto de lei de reforma política. Entre os integrantes desta comissão, figuram os ex-presidentes Fernando Collor e Itamar Franco, além de nove ex-governadores. Todos com intensa participação na vida política do país nas últimas décadas.

A mim, particularmente, não agrada a formação desta comissão. Primeiro pelo histórico da maioria dos seus membros. Segundo, porque a reforma política, que tanto almejamos, não pode ficar refém de meia dúzia de coronéis, que durante tantos anos usurparam nossa nação em benefício de seus reduzidos e mesquinhos círculos.

Acho que como eu, muitos brasileiros ansiavam para que a iniciativa dos parlamentares, ao pensar na reforma política, fosse a convocação de uma constituinte específica para encaminhar assunto de tão grande importância, que irá definir os rumos do nosso país. Da forma proposta agora pelo Senado, com a maioria de conhecidos caciques da política nacional na condução deste processo, o que poderemos esperar?


Veja abaixo os integrantes da comissão de senadores que irão conduzir a reforma política:

Fernando Collor de Mello (ex-presidente cassado – PTB-AL), Itamar Franco (ex-presidente - PPS-MG), Roberto Requião (PMDB), Aécio Neves (PSDB-MG), Jorge Viana (PT-AC), Luiz Henrique da Silveira (PMDB), José Wellington Barroso de Araújo Dias (PT), Eduardo Braga (PMDB), Francisco Dornelles (PP-RJ), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Pedro Taques (PDT-MT).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário