sábado, 15 de janeiro de 2011

Gestão com transparência, princípios éticos e republicanos


Presidenta Dilma Rousseff comanda primeira reunião ministerial (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)









Durante a primeira reunião ministerial, nesta sexta-feira (14), no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff deu o tom daquilo que pretende pautar sua administração e ordenou a seus ministros que todos se empenhem no corte de despesas .

Na abertura do encontro, ela destacou que quer “uma gestão com transparência, princípios éticos e republicanos”. O encontro serviu também para agrupar os 37 ministérios em quatro fóruns que atuarão de modo mais ordenado em temas como a Erradicação da Pobreza, liderado pelo Ministério do Desenvolvido Social e Combate à Fome (MDS); Desenvolvimento Econômico, sob liderança do Ministério da Fazenda; Infraestrutura e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a cargo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e, Direitos à Cidadania, pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Após a reunião, os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Fernando Bezerra (Integração Nacional) concederam entrevista coletiva para informar sobre as diretrizes tomadas durante a reunião ministerial.

Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o corte de gastos se dará no custeio de cada pasta. “O debate foi para ver quais são as alternativas que cada ministério pode ter para reavaliar seus contratos, seus custos, para que a gente consiga utilizar o recurso disponível para realizar as políticas de cada ministério”, explicou a ministra.

“O foco será no custeio direto da máquina. A preocupação da presidenta Dilma é que o governo federal tenha mais eficiência no gasto”, acrescentou Belchior. Ela ponderou, no entanto, que o corte das despesas não acontecerá “em um piscar de olhos”.

A ministra disse, ainda, que a presidenta reforçou a ideia de criar um fórum de competitividade e gestão, envolvendo os setores privado e público. “Servirá para pensar como o setor privado melhora sua competitividade e também como o público pode melhorar”.

O ministro Mantega contou que fez uma apresentação sobre o cenário da economia brasileira e alguns reflexos do mercado internacional a partir da crise financeira mundial. O ministro informou que a economia nacional teve um excelente resultado durante os dois mandatos do ex-presidente Lula.

“Em oito anos do governo Lula colocamos o país na rota do desenvolvimento. Neste período do governo Dilma queremos consolidar esse desenvolvimento”, disse.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário