quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Setor aéreo oferece reajuste de 8,75% aos aeronautas

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), após reunião com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, apresentou proposta para ampliar de 8,2% para 8,75% o reajuste salarial dos aeroviários e aeronautas. Na próxima quinta-feira (20), em todo o Brasil, os sindicatos e as federações de trabalhadores estarão em assembleia, para discutir a aprovação desse percentual.

“Esse aumento (2,67% sobre salários e 3,92% sobre pisos) foi o que chegou mais perto do nosso objetivo inicial. Tem que haver aceitação das propostas pelos trabalhadores em todo o Brasil, é o que eu espero que aconteça”, afirmou o presidente do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre Celso Klafke.

Se os trabalhadores aceitarem as propostas e houver um consenso nacional, na sexta-feira (21) a Fentac volta ao Rio de Janeiro para formalizar as assinaturas das convenções coletivas.

Os sindicatos dos trabalhadores e a Fentac/CUT defendem 10% de aumento salarial; 15% de aumento para pisos e cesta básica; criação dos pisos de operador de equipamentos (de R$ 1.000,00) e agente de check in (de R$ 1.100,00) para aeroviários; criação de diárias internacionais para aeronautas; e a ampliação da licença-maternidade.

A busca por aumento salarial da categoria começou em setembro do ano passado, quando o pedido de reajuste inicial era de 15% sobre os salários e 30% sobre os pisos. Sem conseguir chegar a um acordo, a categoria planejou uma greve, com início marcado para o dia 23 de dezembro. Uma decisão da Justiça impediu a paralisação.

A greve foi impedida por determinação da Justiça de forma arbitrária e contrária à Constituição, criticam os sindicatos, mas já pode ser reconvocada, pois o prazo imposto pelas liminares expirou. As entidades representativas dos trabalhadores, no entanto, apostam no êxito das negociações e, no momento, não pretendem reorganizar a greve.

"Os sindicatos têm insistido permanentemente na negociação, mesmo nos momentos de disputa mais acirrada, e continuam na expectativa de uma saída que atenda aos trabalhadores", afirmam os sindicalistas. "A bancada dos trabalhadores reconhece a importância da mesa de negociações com o SNEA, que é o legitimo interlocutor da bancada patronal", ressaltam. A greve, no entanto, não está descartada até que o acordo seja aprovado pelas entidades e pelos trabalhadores.

Assembeia Geral dos Aeronautas

Dia 20 de Janeiro às 15 horas, em primeira chamada, e às 15h30 em segunda e última chamada, na Sede, Subsede e demais representações do seu sindicato


Fontes: Abr – Fentac - SNA


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário