domingo, 2 de janeiro de 2011

Terremoto de 6,5 graus atinge o Sul do Chile


Um abalo de 6,5 graus na escala Richter sacudiu neste domingo o Sul do Chile, informou o Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (Onemi) chileno, que descartou o risco de tsunami e não informou sobre a existência de danos ou vítimas.

De acordo com informações do Onemi, “Às 17h21 de hoje foi registrado um abalo de intensidade média nas Regiões de Bío Bío, de Maule, O'Higgins, La Araucanía e Los Lagos”. Entretanto, no Sul da Argentina, há informações de que os tremores foram sentidos com força em Bariloche e San Martín de los Andes.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Exército informaram, no site oficial do Onemi, que “o abalo não reúne as características para gerar um tsunami”.

“Segundo informações do Serviço de Sismologia da Universidade do Chile, a magnitude do terremoto foi de 6,5 graus na escala Richter e com uma referência geográfica de 148 quilômetros ao oeste de Tiruna. “

Anteriormente, o Instituto Geológico dos Estados Unidos havia informado sobre um tremor de terra de 7,1 graus, a 69 quilômetros a Noroeste de Temuco, e a 16,9 quilômetros de profundidade, segundo informou a agência italiana de notícias Ansa.

Em um comunicado da Televisão Nacional do Chile, o Onemi retificou a intensidade do abalo de 7,1 para 6,5 graus, descartando o alerta de tsunami emitido pelo organismo americano.

Nas zonas próximas ao epicentro do tremor houve “cortes parciais de energia elétrica e das linhas telefônicas”, com congestionamento, como acontece nesses casos, quando todos querem se comunicar com suas família, explicou o Onemi.

Ao cair da tarde, não havia informações sobre danos, tampouco sobre vítimas. Entretanto, fontes da região de Bío Bío, assolada pelo terremoto de 27 de fevereiro passado, disseram à televisão chilena que “não havia acontecido nada”, mas que o susto traz de volta o que viveram há menos de um ano.


Fonte: Agência Telam/Agência Brasil

o

Nenhum comentário:

Postar um comentário