sábado, 1 de janeiro de 2011

Roteiro da posse da presidenta Dilma Rousseff


A presidente eleita Dilma Rousseff e o vice-presidente eleito Michel Temer tomam posse, neste sábado, em cerimônia prevista para começar às 14 horas em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. No Rolls-Royce presidencial, Dilma seguirá sozinha em direção ao Congresso Nacional, onde tomará posse, acompanhada por batedores motorizados e agentes da Polícia Federal. Cerca de 1,3 mil homens das Forças Armadas estão encarregados pela segurança da cerimônia.

Se o tempo estiver ensolarado, Dilma subirá pela rampa principal. Entretanto, se estiver chovendo, ela entrará com o carro fechado pela chapelaria.


No Congresso

Às 14h30, Dilma e Temer prestarão um compromisso constitucional e serão empossados em cerimônia do Congresso. Durante o evento, que tem duração prevista de uma hora e meia, a presidente fará seu primeiro pronunciamento à nação.

Após a sessão no Congresso, por volta das 16h30, Temer e Dilma chegarão em carro aberto ao Palácio do Planalto para a tradicional cerimônia da subida da rampa, até o Parlatório, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já estará aguardando para passar a faixa presidencial.

Depois da saída de Lula, a presidenta Dilma, ainda no Parlatório, fará um pronunciamento à Nação. O ministério deverá ser empossado na seqüência, em cerimônia, no salão nobre do Palácio.


No Itamaraty

Após a solenidade no Palácio do Planalto, por volta das 19 horas, Dilma oferecerá uma recepção, no Itamaraty, às Missões especiais estrangeiras e altas autoridades da República. Segundo o chefe do cerimonial do Itamaraty, cerca de 50 autoridades internacionais, sendo 12 chefes de Estado, estão confirmados para a cerimônia. A maioria é de países latino-americanos e africanos.


Os Convidados

Entre as cerca de 80 mil pessoas, estarão presentes na cerimônia de posse governadores, secretários, parlamentares, ministros, diplomatas, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), parentes de Dilma e de Temer, jornalistas credenciados e convidados.

o

Nenhum comentário:

Postar um comentário