quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aeronautas prometem greve geral a partir do dia 23

Quem está planejando viajar de avião, no período compreendido entre natal e ano novo, fique atento para a greve dos aeroviários e aeronautas, que está prevista para iniciar no próximo dia 23, afetando os principais aeroportos do país.

A rodada de negociações entre sindicatos de trabalhadores e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), realizada na última quarta-feira (15), terminou sem avanços. Os reajustes que estão sendo reivindicados pelos sindicatos, é de 15% para aeronautas (tripulantes) e 13% para aeroviários (profissionais que operam no solo). As companhias aéreas decidiram conceder somente o reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é de 6,08%, mas foi rejeitada pelos sindicalistas. O Snea ainda propõe a mudança da data-base, de 1º de dezembro para 1º de abril, que também foi recusada pelos trabalhadores.

Para o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke, o trabalho da Fentac “é cumprir a decisão das assembleias, que já deram indicativo de paralisação no dia 23", acusando o SNEA de sustentar uma posição "intransigente", empurrando trabalhadores para a greve.

Temendo represálias das companhias aéreas, inclusive de repressão com uso de força policial, os sindicatos não informarão os aeroportos afetados, tampouco a duração da operação.

Já o SNEA não acredita na possibilidade de greve, justificando que os maiores prejudicados seriam os passageiros que já programaram suas viagens de férias de fim de ano.



Fonte: Fentac
o

Nenhum comentário:

Postar um comentário