quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fundão ganhará hospital moderno em espaço liberado por implosão


No dia 21 de junho deste ano, um forte estrondo, provocado por abalo nas estruturas da ala abandonada do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, levou os técnicos que avaliaram a situação a decidir pela demolição da parte afetada do prédio. No início do mês de novembro o hospital começou a ser desativado para possibilitar a realização da implosão, que aconteceu no último domingo (19).

Na ocasião em que ocorreram os abalos na estrutura do prédio ora implodido do Hospital do Fundão, como é conhecido popularmente o HUCFF, os “grandes” veículos da imprensa brasileira, que vivem às custas do sensacionalismo e da desgraça humana, dedicaram muitas horas diárias e páginas de textos, em noticias catastróficas, criando clima de pânico e incertezas entre pacientes internados no hospital, usuários dos ambulatórios e estudantes da universidade.

Ocorrida a implosão da perna seca, como era conhecida a ala abandonada, pouca atenção foi dispensada pela mídia. Tratam como encerrado um episódio que está apenas começando. E a eles não interessa divulgar o que acontece de bom em nosso País. Isto já ficou mais do que evidente com os episódios ocorridos desde o início da última campanha eleitoral.

Segundo o reitor da UFFRJ, Aloísio Teixeira, um novo hospital será construído na área que ficará disponível após a remoção dos escombros. “Estamos virando uma página de megalomania, de autoritarismo e criando condições para avançar na construção de uma universidade melhor. Um sistema público de atenção à saúde melhor. Este hospital que estamos prevendo será mais amigável, mais moderno, com mais recursos, significando melhorias para a universidade e para a saúde do Rio de Janeiro”, afirma Teixeira.

Com a construção do novo hospital, a ala onde hoje funciona o atendimento clínico e ambulatorial do HUCFF, será aproveitada com salas de aula, gabinetes de professores e salas de pesquisa. Segundo Teixeira, uma emenda parlamentar assegura recursos para a elaboração do projeto básico. Com o compromisso dos ministérios da Educação e da Saúde, no repasse das verbas, o projeto executivo poderá estar concluído até o fim de 2011.

Uma equipe de limpeza e descontaminação está realizando um trabalho pesado, para que no próximo dia 3 de janeiro o prédio possa receber os funcionários técnicos e administrativos. De acordo com o diretor do HUCFF, José Marcus Raso Eulálio, serão necessários mais sete dias para que o hospital possa abrir as portas à população. “Tudo previsto para que a partir de 10 de janeiro, paulatinamente, as atividades assistenciais sejam retomadas como um todo num período de 30 dias”, afirma Eulálio.

Para a retirada dos entulhos, estimados em cerca de 120 mil toneladas de concreto e ferragens, serão necessários de 120 a 180 dias de trabalho. No mês de janeiro a UFRJ realizará licitação para escolher a empresa que será responsável pela execução dos serviços.


Conheça um pouco mais sobre a história do Hostpital Clementino Fraga Filho em http://www.imagem.ufrj.br/index.php?id_exposicao=30



Foto: Marcos Fernandes/UFRJ


o

2 comentários:

  1. Nosso verdadeiro Reitor morreu e ainda não foi construído um novo Hospital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não queremos um novo hospital. Só queremos que o atual tenha uma boa manutenção e funcione. Obra nova, no atual sistema político brasileiro só favorece aos maus gestores e as empreiteiras que por eles são contratadas.

      Chega de elefantes brancos. Porque construir algo novo se o velho pode ser perfeitamente adequado e conservado?

      Se houver uma gestão séria do bem público, tudo funcionará bem. O que falta é vergonha aos gestores.

      Excluir