quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Combate a Aids

o
Rui Zilnet - 1/12/2010


Hoje, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Esta data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a doença pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, começou a ser comemorada a partir de 1988, envolvendo os governos federal, distrital, estaduais e municipais, e organizações sociais.

Este ano, o público alvo da campanha são os jovens de 15 a 24 anos. Esta escolha se deu ao se levarem em consideração dados comportamentais, como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais. No mundo, 7 mil pessoas são contaminadas diariamente pelo HIV.

Os objetivos da campanha são a desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Para isso, o tema da campanha será: “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids”.

O lançamento da campanha será protagonizado por 15 jovens soropositivos e 12 artistas. Dados do Boletim Epidemiológico 2010 também serão apresentados, fornecendo um panorama das infecções pelo país. Na ocasião, oito jovens, que foram selecionados na segunda edição do concurso cultural Vidas em Crônicas, do Ministério da Saúde, serão homenageados por suas histórias que contam um pouco do viver com aids e com o preconceito.


Fonte: Ministério da Saúde

o

Nenhum comentário:

Postar um comentário