sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lançada nova carteira de identidade com chip e registro único nacional

Em 2011, 2 milhões de brasileiros poderão substituir a cédula do Registro Geral (RG) pelo cartão de Registro de Identidade Civil (RIC). O novo documento, que foi lançado ontem (30), em Brasília, pelo presidente Lula e pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, proporcionará que cada cidadão seja reconhecido nacionalmente por um único número, vinculado diretamente às suas impressões digitais e registrado em um chip no cartão.

Segundo Barreto, a nova identidade é um dos mais modernos documentos de identificação do mundo. “Com o RIC, o Brasil ingressa no século 21. A identidade atual completou 27 anos sem muitas mudanças. O novo RIC é mais moderno, traz tecnologia de ponta, oferecendo maior segurança e praticidade. No futuro, esse documento integrará o CPF, o título de eleitor e muitos outros documentos. Além disso, será possível realizar transações bancárias com o novo cartão.”

A nova identidade é um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico, incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e de validade.

De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowsky, o novo documento de identificação é à prova de fraudes, evitando que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados da Federação ou que o cidadão seja confundido com uma pessoa de mesmo nome.

Lewandowsky afirmou, ainda, que  os resultados do RIC são de extrema relevância, proporcionando vantagens que poderão contribuir para diminuir os graves prejuízos para o estado e para os cofres públicos, evitando crimes.

A substituição da carteira de identidade será feita, gradualmente, ao longo de dez anos. As primeiras cidades que receberão o projeto piloto no próximo ano serão Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

Os cidadãos contemplados nesta etapa inicial receberão uma carta indicando a possibilidade de troca do RG pelo RIC, além do local onde o novo documento poderá ser retirado. A implementação da nova identidade não compromete a validade dos demais documentos de identificação.

A emissão do RIC em 2011 será custeada pelo Ministério da Justiça, o cidadão não precisará pagar pela troca. Segundo o ministério, o investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões. Para os próximos anos, o comitê gestor do RIC vai definir a origem dos recursos que vão custear as emissões, sendo possível, inclusive, parcerias público-privadas e financiamentos internacionais.

o

Nenhum comentário:

Postar um comentário